segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Software Livre

Pensar em Software Livre nos traz tantas coisas à mente: liberdade, descobertas, criatividade, inovação, produção conjunta etc. A primeira vez que ouvi falar em Software Livre foi na Faculdade de Educação da UFBA. As primeiras informações me deixaram um pouco confusa, mas depois da aula e das discussões com a professora Bonilla, passei a organizar melhor minhas idéias e tudo aquilo que era colocado diante de mim a respeito do assunto. Acho bacana essa idéia de apropriação da tecnologia podendo conhecê-la, modificá-la e também replicá-la, coisa que só o Software Livre nos permite fazer, pois os Softwares proprietários não somente nos roubam o direito de podermos conhecer como cada programa foi produzido, seus códicos de acesso que são protegidos por direitos autorais, como também não nos permitem modificá-los e divulgá-los para outras pessoas. Países como o Brasil que dependem de outras nações desenvovidas que produzem e monopolizam o conhecimento nessa área e cobram altos preços na venda dos mesmos, encontram nos Softwares Livres uma alternativa a esse monopólio, incentivando o uso para que seus jovens produzam e divulguem suas criações. Nós temos em nosso país muitas pessoas com talentos brilhantes já reconhecidos e outros tantos que podem ser descobertos e o Software Livre é uma oportunidade para que essas pessoas se descubram e compartilhem suas idéias. Por isso eu defendo e recomendo o uso de Software Livre.

Nenhum comentário: