terça-feira, 2 de outubro de 2007

Nosso primeiro vídeo no Kino

Minhas primeiras paalvras aqui poderiam ser "ufa, coseguimos", mas tenho que resevá-las para um momento mais adiante pois ainda não me é permitido dizer agora. Participei do grupo de Tv e Vídeo da disciplina EDC287 Educaçaõ e Tecnologias Contemporâneas, juntamente com Ana Simões, Elenilda Barbosa e Jéssica Santana e nós ficamos encarregadas de produzir um vídeo sobre Arte Metareciclagem com um software livre, neste caso nós usamos o Kino que é um editor de vídeo. Poderia descrever esta experiência de várias formas desde as cansativas horas que passamos na Facudade de Educação com os meninos do GEC e da Rádio da Faced, até as várias tentativas feitas para conseguir produzir o vídeo em uma máquina que a todos os instantes nos deixava na mão. Apesar do cansaço que foi gerado e do nosso desespero ao ver os dias passarem e a data estabelecida pela professora Bonilla aproximar-se cada vez mais, muitas experiências e muitas coisas boas levaremos conosco desse momento.
O primeiro que eu destacaria seria o impacto que toda essa correria causou em nossas vidas. Muitos de nós tivemos uma formação na qual a tecnologia não foi se quer comentada muito menos trabalhada e como muitas pessoas em nossa sociedade chegamos à Universidade totalmente excluídos desse mundo digital tão presente em nossa sociedade capitalista. Trabalhar com produção de um vídeo, em um software livre contituíu-se um desafio para todas nós. Um desafio porque não tínhamos tempo suficiente e muitas vezes tivemos que sacrificar família, trabalho e atividades em outras disciplinas para atender as demandas da produção. Todo esse processo nos fez reconhecer nossa deficiência diante da tecnologia e a necessidade de buscarmos conhecê-la e aprendermos a manuseá-la como recurso em nossas práticas pedagógicas. Apesar de toda pressão que sofremos por parte da professora, conseguimos um ótimo resultado na produção: o vídeo saiu com uma boa qualidade apesar de todas as nossas expectativas nos levarem a crer que não. Pena que o curto tempo não nos permitiu aprender, eficientemente, a utilizar os recursos dos softwares: tudo para nós não passou muitas vezes de reproduzir aquilo que era dito por nossos ajudantes, sem ao menos sabermos por certo o que era tudo aquilo. Espero mesmo que algum dia tenhamos oportunidade de fazer tudo de novo, com mais calma para que o processo seja mais produtivo.

Um comentário:

Gláucia disse...

Poxa Alany ao ver seu post, me enxerguei agora, durante a confecção do trabalho da minha turma também! Quanto sufoco, quanta correria, quantas lágrimas, quanta impaciência(principalmente por perda de dados), mas que bom que vc conseguiu!
Eu não posso dizer o mesmo, passei por todas essas dificuldades, mas não consegui concluir a abençoada cartilha da disciplina... mas acontece...:/ Espero ver o vídeo de vcs na pg da net, referente à nossa disciplina, e parabenizá-las pela conclusão do trabalho!
;)